A história não começa, continua.
- Vinicius de Oliveira
- 1 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
02 de fevereiro de 2022
Após mais de um ano de planejamento, damos início hoje as nossas atividades. Porém nossa história vem de longe.
Cuidar é o que faz nossa cabeça. Estamos aqui porque acreditamos que o cuidado pode movimentar as pesadas e complexas estruturas desse país. A EAC é o ponto de confluência de inúmeros encontros e experiências no campo do cuidado multidisciplinar. Pessoas, histórias, conceitos, teorias, modelos, instituições, arranjos, territórios, culturas, políticas: Tudo foi pertinente na concepção do embrião que deu origem a Escola Aberta do Cuidado. Agradecemos a todas e todos que cruzaram nosso caminho e contribuíram para estarmos aqui. Por trás desse texto correm anos de experiência em políticas públicas voltados ao cuidado, anos de projetos e estratégias, muitas estradas rodadas nesse país-continente recolhendo histórias de vida, e milhares de horas escutando o outro, escutando os sinais, escutando o tempo.
Com heranças nas raízes mais profundas do povo brasileiro, mas sem perder de vista o amplo aspecto das transformações em sociedade como a emergência climática, a saúde mental da população e também as questões de gênese racial, classe e gênero, a Escola Aberta do Cuidado inicia hoje sua jornada na busca de possibilidades para o enfrentamento de problemas sociais complexos a partir do cuidado como tecnologia social. Desde nosso primeiro passo estamos consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidade (ODS 2030), entendendo a importância das pactuações coletivas e a relevância de objetivos a longo prazo.
Embora já tenhamos projetos em andamento, nosso objetivo inicial é escutar territórios e tudo que os compõe: Pessoas, instituições, organizações sociais e da iniciativa privada, coletivos, etc. O debate de idéias nos interessa, isso implica pontos de vista divergentes e consequente exercício democrático. Dar complexidade ao que é complexo; ouvir sempre.
Acreditamos no diálogo, na democracia, na luta anti-racista, na diversidade de corpos e pensamentos e nos direitos humanos.
Em breve divulgaremos mais sobre nossos programas, formações e iniciativas, além de dar vez a todas as pessoas que estão por trás desse movimento.
Chegar até aqui já foi um privilégio.
Obrigado!
Rodrigo Carancho
Fundador da Escola Aberta do Cuidado
Comments